Investindo em ações da Goldman Sachs [2020]

PorArmando Ferreira

Investindo em ações da Goldman Sachs [2020]

O banco que administra o mundo tem o apelido. Nos últimos anos, gerou alguma controvérsia após a eclosão da crise do subprime e da crise da dívida soberana na área do euro. Quem acompanha minimamente as notícias econômico-financeiras já ouviu falar.

Estamos falando da Goldman Sachs.

O que é Goldman Sachs?

15/07/2020 Logo de Goldman Sachs. El banco estadounidense Goldman Sachs cerró el segundo trimestre de 2020 con un beneficio neto atribuido de 2.247 millones de dólares (1.963 millones de euros), lo que se corresponde con un incremento del 2% en comparación con el mismo periodo del año anterior, según ha informado la entidad este miércoles. ECONOMIA EMPRESAS GOLDMAN SACHS

O Goldman Sachs é o líder mundial em banco de investimento especializado na gestão de ações, títulos e derivativos, bem como finanças corporativas e fusões e aquisições. A empresa está listada em Nova York sob o código NYSE: GS. Mais da metade de seu faturamento é gerado em países desenvolvidos. O banco se destacou por oferecer produtos lastreados em subprime e não registrou perdas no segundo semestre de 2007. Mas também se destaca por uma cultura corporativa baseada na lealdade e no rigor absoluto.

Embora o Goldman Sachs tenha visto sua reputação manchada por alguns escândalos nos últimos 10 anos, por mais de 40 anos ele foi considerado o melhor banco de investimento do mundo e seus modelos de recrutamento e procedimentos internos foram copiados por muitas outras instituições no mundo. setor.

Investir no Goldman Sachs foi claramente uma boa ideia na última década em comparação com outros bancos europeus, como Deutsche Bank, BNP Paribas ou Société Générale.

Você deve investir na Goldman Sachs?

As ações do Goldman Sachs ainda estão se recuperando no mercado de ações, mas os investidores estão claramente recuperando a confiança no setor bancário.

Também podemos lembrar que o setor bancário é cíclico. Isso significa que as ações dos bancos caem acentuadamente durante uma crise, mas também sobem mais rapidamente durante o período de recuperação.

No entanto, desde abril, os mercados de ações geralmente estão em uma fase de recuperação. Uma recuperação da qual os bancos não aproveitaram no início. No entanto, desde o final de maio, a multiplicação dos sinais de recuperação econômica tem beneficiado sobremaneira os bancos e o Goldman Sachs.

Portanto, a compra de ações do Goldman Sachs pode permitir que os investidores que ainda estão atrasados  no movimento de recuperação aproveitem o potencial de alta dos bancos.

O fato de Warren Buffett ser um investidor do Goldman Sachs e de seu portfólio ser amplamente dominado por bancos e instituições financeiras dos EUA também é um suporte significativo para essa ação.

Comprar ações da Goldman Sachs ou vendê-las?

Após a última crise financeira, os requisitos de solvência dos bancos foram apertados, com Basileia III e Basileia IV. Esses acordos obrigam as instituições financeiras a ter uma grande quantidade de capital de reserva para mitigar o risco sistêmico. Este regulamento não é um argumento a favor da indústria.

O outro fator que enfraquece os bancos é o baixo nível das taxas de juros. As instituições depositam seu dinheiro em seus bancos centrais, mas recebem menos do que antes. Além disso, isso reduz a rentabilidade dos empréstimos que eles fazem a clientes e empresas, daí a capacidade de alguns bancos desenvolverem seus outros negócios e se voltarem para o mercado imobiliário em vez de financiar a economia.

Essa é uma das razões pelas quais a maioria das ações de bancos está atrasada em investimentos de longo prazo ou a favor de retornos de curto prazo mais elevados. No entanto, há uma grande diferença nos resultados dos bancos europeus e americanos. Isso porque, embora o BCE tenha mantido as taxas em torno de 0% desde 2016, o Federal Reserve acaba de aprovar os primeiros cortes nas taxas desde 2008, deixando-os em uma faixa de 1,75% a 2%.

Ao contrário de seus congêneres europeus, os bancos americanos, como o Goldman Sachs ou o Bank of America, têm a capacidade de recomprar ações para aumentar seus preços. Isso explica porque as ações da Goldman Sachs conseguiram voltar aos níveis anteriores à crise e aos máximos históricos. Portanto, é possível fazer bons negócios no setor bancário.

Sobre o autor

Armando Ferreira administrator

Deixar uma resposta